sexta-feira, junho 30, 2006

Uma Dúvida

Um ser humano disse-me que era moralista, depois descaiu-se para o falso moralista e finalmente para o moralista que o era por ausência de oportunidades. Na prática é o quê afinal?

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É a primeira vez que me chamam ser humano.
Estranhamente... não soa a elogio...

10:45 da tarde  
Blogger BlankPage said...

Ficaste a pensar...

11:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falso moralista é todo aquele que não pratica a moral que professa. Aquele que moraliza nos outros o pecado que clandestinamente pratica. É moralista, mas é falso: só defende uma moral para os outros e a hipocrisia para si mesmo - seja agora, clandestina ou abertamente.

Tal como é falso moralista o que não pode pecar, por inépcia ou incapacidade. Aquele que professa a moral com inveja daqueles que pecam. É moralista, mas falso: porque o é por imposição...

Eu sou um moralista por acção. Sou moralista, porque ajo conformemente à minha moral.

Arrogo-me a decisão das minhas condutas. Mas na verdade, peco com inveja dos imorais. Nas pecaminosas intenções que não consigo pôr em prática.


E tu, k tipo d moralista és?

11:49 da tarde  
Blogger BlankPage said...

Conheces-me há bastante tempo e ainda tens alguma dúvida sobre o tipo de moralista que sou? Não é óbvio que me considero amoral? (e não anormal..só nos dias em que me sinto especialmente inspirada)

Na minha perspectiva, devo defender a liberdade acima de todos os valores e regras. A liberdade com respeito pelas outras liberdades e pela minha.
Assim, não devem existir valores sem existir coerência e vontade, ambas inerentes às opções.
E eu sei que isto parece um paradoxo, mas se eu acredito na liberdade e na perenidade dos valores, também acredito que os outros devem poder possuir valores absolutos e escolher ser aquilo que bem entenderem, desde que no respeito pela liberdade (deles e dos outros) e com coerência..or whatever...

Já agora...qual é a tua noção de "Pecado"?

Post Scriptum - Hoje, dia 9 de Julho de 2006, as minhas três palavras preferidas são: "Liberdade", "Coerência" e "Pensamento". :p

1:10 da manhã  
Blogger Art&Tal said...

amoral

gostei.

8:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

C'est pas vrai.
(andava com imensa vontade de dizer isto... na verdade... não passou...)

12:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home